O projeto Agroecológico “Horta Nova Esperança” (HNE) implementado na CT, constitui-se como um contributo para a implementação ativa da encíclica Laudato Si, garantindo desta forma uma resposta efetiva à crise da biodiversidade e de sensibilização para a importância de todos sermos Cuidadores do Ambiente, religando assim a questão ecológica com a questão social.
Com uma área de aproximadamente 5 hectares, o projeto Agroecológico “Horta Nova Esperança” pretende consciencializar, capacitar e qualificar os residentes da Comunidade Terapêutica e todos os utentes das múltiplas respostas sociais da Cáritas, para serem construtores ativos na área da Sustentabilidade Ecológica.
A sua implementação iniciou-se com a construção de um Bosque batizado de “Bosque Laudato Si” que conta atualmente com 120 árvores e arbustos plantados, uma floresta mediterrânica com espécies autóctones, um pomar de fruteiras, uma horta biológica, a criação de animais e a apicultura.
No desenvolvimento deste projeto têm participado 13 técnicos voluntários da EDIA ao abrigo do programa “EDIA Voluntário” assente no voluntariado corporativo e os residentes da Comunidade Terapêutica.
Para mais informações contactar
horta.nova@caritasbeja.pt
Reportagem RTP 1
Portugal em direto