Comunidade Terapêutica Horta Nova
A Comunidade Terapêutica Horta Nova, é uma resposta social da Cáritas Diocesana de Beja fundada em 1998, que acolhe em regime de internamento indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 anos, com dependência de substâncias psicoativas.
Tem licença para 32 camas, 30 das quais protocoladas com o ICAD (Instituto dos Comportamentos Aditivos e Dependências) e 2 privadas.
A via de referenciação dos utentes para internamento é feita através das Equipas de Tratamento dos Centros de Respostas Integradas da zona de residência onde são acompanhados em regime de ambulatório.
A Comunidade Terapêutica estimula à consciencialização do problema e recria uma dinâmica comunitária em ambiente protegido, cujo objetivo é a alteração de atitudes e comportamentos com vista à mudança. O modelo terapêutico assenta na hierarquia e na responsabilidade e autonomia progressivas de cada residente em relação a si próprio, ao grupo onde se insere e à comunidade em geral.
Para garantir a sua intervenção, conta com uma equipa técnica multidisciplinar, nomeadamente, uma Assistente Social que acumula funções de Direção Técnica, duas Psicólogas Clínicas, quatro Monitores, um Vigilante, um Médico Psiquiatra que acumula funções de Supervisor, uma Médica de Clínica Geral e Terapêutica Familiar, uma Engenheira Agrónoma a tempo parcial e voluntários a nível individual e no âmbito do voluntariado corporativo.
Programas Terapêuticos:
1.- Programa Geral e Específico – destinado a pessoas dependentes de substâncias psicoativas, tem duração de 12 a 18 meses;
2.- Programa de Longa Duração – destina-se a pessoas com dependência de substâncias psicoativas de longa duração marcada por intervenções terapêuticas sem sucesso e em situação de isolamento e exclusão social, com duração de 36 a 48 meses;
Toda a dinâmica da CT assenta nas componentes psicoterapêutica e sócio terapêutica, sendo esta última composta por todos os setores funcionais e organizativos, como sejam: a cozinha, a casa, a lavandaria, os restauros e a horta, bem como a componente recreativa e de lazer.
O projeto Agroecológico “Horta Nova Esperança” (HNE) implementado na CT, constitui-se como um contributo para a implementação ativa da encíclica Laudato Si, garantindo desta forma uma resposta efetiva à crise da biodiversidade e de sensibilização para a importância de todos sermos Cuidadores do Ambiente, religando assim a questão ecológica com a questão social.
Com uma área de aproximadamente 5 hectares, o projeto Agroecológico “Horta Nova Esperança” pretende consciencializar, capacitar e qualificar os residentes da Comunidade Terapêutica e todos os utentes das múltiplas respostas sociais da Cáritas, para serem construtores ativos na área da Sustentabilidade Ecológica.
A sua implementação iniciou-se com a construção de um Bosque batizado de “Bosque Laudato Si” que conta atualmente com 120 árvores e arbustos plantados, uma floresta mediterrânica com espécies autóctones, um pomar de fruteiras, uma horta biológica, a criação de animais e a apicultura.
No desenvolvimento deste projeto têm participado 13 técnicos voluntários da EDIA ao abrigo do programa “EDIA Voluntário” assente no voluntariado corporativo e os residentes da Comunidade Terapêutica.
Para informações adicionais da Comunidade Terapêutica, do seu modelo de intervenção e do processo de admissão, contactar:
e-mail: horta.nova@caritasbeja.pt
Direção Técnica – Dra Lurdes David
284 331 041
924 341 137
Reportagem RTP 1
Portugal em direto