Azeite Solidário, Uma Gota de Esperança.
A alimentação é uma necessidade básica e de condição para a sobrevivência do ser humano, a Cáritas Diocesana de Beja dispõe de um refeitório social que é direccionada a indivíduos/famílias carenciadas economicamente e ou em situação de emergência social.
No âmbito da planificação de actividades/acções/campanhas a realizar ao longo do ano de 2014, a Cáritas Diocesana de Beja decidiu levar a cabo uma campanha de angariação de azeite integrada na campanha apadrinhada pelo Papa Francsico “Uma Só Familia Humana, Alimentos para Todos”.
A Cáritas Diocesana de Beja agradece aos produtores de azeite associados à campanha pela generosidade demonstrada e aos órgãos de comunicação social pela divulgação e relevo que deram a esta causa.
Projeto “Horta-Nova Esperança”
A planície alentejana reveste-se, agora, de um novo sinal de esperança.
Pela mão da Cáritas Diocesana de Beja, um conjunto alargado de utentes desta Instituição vão participar no cultivo de produtos hortícolas, frutícolas e ervas aromáticas, que serão, posteriormente, utilizados na confeção de refeições que a instituição serve no seu refeitório e cantina social.
Trata-se do projeto “Horta-Nova Esperança”. A horta, de que se fala, faz parte duma área com cerca de cinco hectares, localizada no Monte da Horta Nova.
Aqui opera a Comunidade Terapêutica, com o mesmo nome, resposta social da instituição para tratamento e recuperação de toxicodependentes e alcoólicos.
Rumo aos 40 anos
A Cáritas Diocesana de Beja celebrou no ano de 2017 o seu 40.º Aniversário sob o lema “rumo aos 40 anos”, através da realização de diversas atividades e pretendeu envolver toda a comunidade da Diocese de Beja, num acontecimento de grande significado para a instituição.
Ao assinalarmos esta data, reafirmamos o compromisso de que a nossa ação se guiará sempre pela concretização dos Direitos Humanos, inspirados no dom da vida, na construção da justiça e na partilha, manifestando a sua alegria por todos aqueles que conseguimos servir com dignidade, construindo a esperança de uma vida mais humana.
Acreditamos que o mundo pode melhorar e desejamos que esta celebração de 40 anos de existência não se limite a recordar o que nos tem satisfeito, mas a colocar a Cáritas Diocesana de Beja num processo de renovação contínua e adaptada às necessidades e disposta a reconhecer os sinais dos tempos.
Rede de Apoio Mútuo Cáritas Diocesanas da Raia
As Cáritas de Portugal e de Espanha uniram esforços para combater a pobreza e o desemprego na zona da raia.
Foi em 2012 que as Cáritas Diocesanas de Portalegre/Castelo Branco, Évora e de Beja, em conjunto com as Cáritas espanholas de Cidade Rodrigo, Salamanca, Cória/Cáceres e Mérida/Badajoz, se uniram para desenvolver o projecto de cooperação transfronteiriça “Rede de Apoio Mútuo Cáritas Diocesanas da Raia”.
O objectivo é encontrar respostas comuns para problemas que também são comuns a ambos os lados da fronteira.