Manual de Normas Gráficas
O manual de normas gráficas é um documento que contem um conjunto de regras e de recomendações que garantem a correcta utilização dos elementos visuais da imagem corporativa, nomeadamente o logótipo, símbolos, lettering,cores, assinaturas, etc da Cáritas.
Assim, o manual de normas gráficas que agora disponibilizamos pretende explicar:
- Como o logótipo e outros símbolos foram construídos e quais as relações entre os diferentes elementos;
- Quais as proporções entre os diferentes elementos visuais e quais as dimensões mínimas de forma a manter a legibilidade;
- Qual o ambiente cromático, que define a paleta de cores/pantones estabelecida para os elementos visuais e inclui o estudo do comportamento deste elementos visuais sobre fundos de cores diferentes, em aplicações a preto e branco e sobre imagens;
- Qual o lettering ou família tipográfica que define os tipos de letra a utilizar nos diferentes suportes de comunicação de forma a garantir a uniformidade da comunicação institucional;
. Quais as margens de segurança relativamente aos limites da página ou relativamente a outros elementos exteriores.
A sua utilização deve ser rigorosa e abranger todos os interlocutores (colaboradores, media press, jornalistas, voluntários, etc) de forma a garantir a existência de coerência, consistência, credibilidade e afirmação da organização na sociedade.
A Cáritas Diocesana de Beja está consciente da importância da coerência na comunicação da sua imagem institucional. Assim , entendeu haver necessidade de partilhar o Manual de Normas Gráficas da Cáritas Portuguesa, pelo qual se rege em termos de comunicação, e que congrega todos os procedimentos relativos a normas gráficas de forma sistemática e organizada.
A afirmação da imagem da Cáritas Diocesana de Beja pretende interligar uma tradição histórica relevante com a sua dinâmica atual, que se distingue a nível nacional e que mostra o seu enorme potencial no âmbito do apoio social.
O manual de normas gráficas reúne os elementos constituintes da identidade, regras para a sua correta utilização e o sistema de design desenvolvido, funcionando como um guia de consulta para as questões que possam surgir relativamente ao seu comportamento.