CAES – Centro de Alojamento de Emergência Social
A 11 de Maio de 2023, foi assinado Protocolo de Compromisso para a prestação de alojamento de emergência social, entre o Instituto da Segurança Social I.P. e a Cáritas Diocesana de Beja.
Estão protocoladas 30 vagas.
Destinatários: pessoas e/ou famílias em situação de sem abrigo.
A via de referenciação dos utentes é realizada através do Centro Distrital da Segurança Social de Beja ou através da LNES – Linha Nacional Emergência Social 144.
Objetivos Gerais:
Fornecer uma resposta imediata e temporária à situação de emergência social, visando oferecer um suporte adequado às necessidades individuais de cada pessoa em situação de desproteção e vulnerabilidade; Contribuir e promover a articulação com outras entidades e serviços que compõem a rede de apoio social; Contribuir para a integração comunitária por meio do acolhimento de emergência, por um período determinado, de indivíduos e/ou famílias, que se encontram em situação de desproteção e vulnerabilidade, visando oferecer suporte e acompanhamento durante um período transitório, objetivando a reintegração social e a superação das dificuldades enfrentadas.
Objetivos Específicos:
Proporcionar resposta social de acolhimento de emergência, 24 horas por dia durante todos os dias do ano, para situações de emergência social por meio de equipa composta pelo CAES;
Garantir o acolhimento de emergência pelo período máximo 72 horas, após referencia feita pelo Instituto de Segurança Social, I.P.
– Centro Distrital de Beja ou pela LNES
– Linha Nacional de Emergência Social 144; Garantir o acolhimento temporário após a referenciação do Instituto de Segurança Social, I.P.
– Centro Distrital de Beja ou pela LNES
– Linha Nacional de EmergênciaSocial 144 pelo período máximo de 3 meses, podendo ser renovado por igual período de tempo, mediante justificação e fundamentação adequadas por parte do Técnico Gestor do Processo (TGP) ao Instituto de Segurança Social, I.P.
– Centro Distrital de Beja; Garantir a satisfação de necessidades básicas, proporcionar condições de bem-estar, dignidade e qualidade de vida, disponibilizando alimentação e equipamentos para suprir necessidades básicas, de higiene e conforto pessoal e tratamento de roupa; Prestar apoio psicossocial, contribuindo para uma intervenção adequada a cada situação, promovendo o desenvolvimento de competências transversais (pessoais, profissionais e sociais); Apoiar na ligação aos recursos e serviços da comunidade; Facilitar a sua integração familiar, social, escolar e profissional; Mediar processos de autonomia de vida e de participação ativa, minimizando riscos de exclusão social; Envolver a comunidade, em geral e potenciar o voluntariado consciente e responsável.
O CAES, para garantir a sua intervenção, conta com uma equipa técnica, nomeadamente, uma Assistente Social que acumula funções de Direção Técnica, uma Psicóloga Clínica e 5 Monitores.
Atualmente, existem 2 Voluntários integrados no CAES, um no âmbito da “Aprendizagem do Português” e outro no “Espaço RECRIAR’Te”.
Contactos:
ana.soeiro@caritasbeja.pt
Direção Técnica – Ana Isabel Soeiro
284. 401567
96 2543197
Ou através da consulta à página de facebook