COMUNIDADE TERAPÊUTICA HORTA NOVA
A Comunidade Terapêutica Horta Nova, valência da Caritas Diocesana de Beja, existe desde 1998 e tem como missão a recuperação e a reinserção plena de pessoas com dependências químicas. A comunidade tem licença para 32 camas, das quais 30 são convencionadas com o SICAD e as restantes são privadas.
Das 30 camas convencionadas 10% são disponibilizadas para utentes encaminhados por determinação judicial. Elege como população alvo toxicodependentes e alcoólicos do sexo masculino maiores de 18 anos e conta com uma equipa técnica que inclui uma directora técnica e psicóloga clínica, uma psicóloga clínica, uma assistente social, três monitores, um professor de educação física, um médico psiquiatra e supervisor, uma médica de clínica geral e terapêutica familiar.
O modelo seguido baseia-se na responsabilidade progressiva de cada residente em relação a si próprio, ao grupo onde se insere e à comunidade. Pretende-se valorizar a vivência de sentimentos de honestidade e sinceridade, enquadrados num clima de afecto e de comunicação entre os residentes. É criado um contexto onde o residente é estimulado à consciencialização do seu problema, dificuldades e limitações.
A Comunidade Terapêutica afirma-se como uma resposta complementar, de carácter residencial, em regime de internamento prolongado, assegurando uma dinâmica comunitária em que todos se implicam num trabalho verdadeiramente terapêutico, que permite aos indivíduos afastarem-se dos meios de consumo socialmente contaminados e destrutivos de modo a que se verifique um processo de retoma de uma vida organizada. Todo o processo de tratamento tem por base seis vertentes: psicoterapêutica, organizativa/funcional, lazer, médica, social e socioprofissional.
O acompanhamento é feito por uma equipa multidisciplinar, com formação específica e supervisão de um médico psiquiatra.
Programa Geral para toxicodependentes
Destina-se a pessoas com problemas de uso/abuso ou dependência de substâncias psicoativas lícitas (medicamentos) ou ilícitas, maiores de 18 anos, do sexo masculino.
O Programa Geral para Toxicodependentes tem a duração de 12 a 18 meses, e está divido em 3 fases. A última fase corresponde à reinserção profissional e social, para a qual a Comunidade Terapêutica conta com o apoio de programas de emprego.
Programa especifico para alcoólicos
Destina-se a pessoas com problemas de uso/abuso e ou dependência de Álcool, maiores de 18 anos, do sexo masculino.
O Programa específico para alcoólicos tem a duração de 6 a 12 meses e está dividido em 2 fases.
Programa de Longa Duração.
Este programa destina-se a pessoas com história de dependência de substâncias psicoativas de longa duração (superior a dez anos) em que exista um marcado isolamento social, com elevado grau de desinserção a todos os níveis (social, familiar, profissional) e múltiplos insucessos em anteriores intervenções terapêuticas.
O Programa de Longa Duração tem a duração de 36 meses, podendo ser prolongado até 48 meses. Este programa está dividido em 3 fases, contando com uma forte vertente de intervenção ao nível da inserção social e profissional.
Leia a entrevista e reportagem da revista “Dependências” do SICAD clicando aqui.
Para mais noticias acompanhe a nossa página de facebook.
Para mais informações sobre o processo de admissão, favor contactar por:
Direção Técnica
924341137
horta.nova@caritasbeja.pt